quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Observo e aprendo...

     E se eu te dissesse que observo e escrevo as coisas simples e lindas da vida? Estou lendo um livro pela segunda vez que fala sobre a experiência de ser escritor e dá algumas dicas. Li pela segunda vez pra não esquecer os conselhos, além de te ajudar a escrever ainda te ajuda na vida. Aconselho a todos ler "Palavra por palavra" de Anne. Em um dos capítulos ela enfatiza o fato do escritor sempre estar observando tudo, cada detalhe mínimo, porque pode servir pra um livro um dia. Ela comentou que sempre anda com um bloco e uma caneta no bolso anotando frases que lembram um momento. Tentei e adorei. Eu já observava a todos e tentava imaginar ou até mesmo decifrar aquela pessoa, mas não anotava e esquecia facilmente das grandes descobertas. Um dia desse sentei na rede na minha garagem e fiquei de costas pro portão, isso foi porque tenho medo de psicopatas que passam na rua, e então eu não via ninguém, mas eu os ouvia. E era incrível ficar imaginando o rosto deles ou no que estavam pensando, o que fizeram durante o dia, o que quiseram dizer com aquela frase. Me lembro de anotar uma frase assim: "Mãe eu só preciso de um impulso!", essa frase bastou pra lembrar daquele momento glorioso. Os pais estavam ensinando os folhos a andarem de bicicleta sem rodinha, eu ouvia os pais preocupados pedindo cuidado, do barulho das rodas da bicicleta e os pés do pai correndo ao lado da filha, e a criança meio insegura com seus gritos! Mas essa frase da criança me impressionou, ela suspirou e como um ato de coragem pediu para que a mãe apenas lhe desse um impulso, e ela foi... Ela estava se desequilibrando, sei disso porque a mãe preocupada gritou "olhe o horizonte filha, olhe o horizonte!", o incrível é que não precisei ver nada pra imaginar essa brilhante cena. Eu imagino que tenha sido isso, consegui até ver o rostinho da criança, com seus cabelos castanhos ondulados voando ao vento com a boca delicada e com os dentes tortos. Elas não conseguiram andar naquele dia, tiveram que parar por causa da chuva, mas pra mim foi uma experiência incrível. Repeti esse ato mais um dia, sentei na rede e esperei o sons. Ouvi as garotas fofocando, os passos ligeiros do moço, os cachorros assustando todos na rua, os meninos sapecas andando de bicicletas, os garotos brincando com suas espadas, e ouvi o vento. E quando ouço frases incríveis faço questão de escrever pra não correr o risco de esquecer. Tenho uma frase que diz assim "Olha a lua está sorrindo pra você", lembro exatamente da cena. Estávamos no carro espremidos, e como sempre fiquei olhando pra aquela lua magnífica e minha tia soltou essa frase, fiz questão de agarrar essas palavras, meu sorriso foi instantâneo! Quem sabe um dia essa frase esteja no meu livro... Bom, só quis compartilhar a minha alegria de descobridora. Adeus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário